sábado, 15 de janeiro de 2011

OLHARES

Acaba de ser recentemente editado no Brasil (Rio de Janeiro), o livro Um olhar para os detalhes - Ensaio fotográfico poético sobre as formas , organizado por Maria Dolores Wanderley, no qual participo. Com fotografias de Dirk Wiersma & Rudolph Trouw e poemas de Adele Weber, Alexei Bueno, Carlito Azevedo, Igor Fagundes, Iracema Macedo, Jacinto Fabio Corrêa, Jair Ferreira dos Santos, João Rasteiro, Lila Maia, Luis Serguilha, Márcia Cavendish, Maria Dolores Wanderley, Maria João Cantinho, Paula Padilha, Renato Rezende e Susana Vargas. Livro de uma grande beleza estética, apresenta belos textos poéticos e fotografias deslumbrantes.
Da apresentação: "Este livro é o resultado do intercâmbio de ideias sobre as formas da natureza e das formas criadas pelo homem, suas repetições e semelhanças nas diversas escalas da visão. O assunto é antigo, porém, é tratado aqui de uma forma talvez inédita. Reúne fotos e poemas de artistas brasileiros, portugueses e holandeses que colaboraram entre si para transformá-lo em imagens e textos e apresentá-lo ao leitor.
O tema nos é exposto em blocos de fotos e poemas. A cada bloco corresponde uma forma, exemplificada pelas fotos de Dirk Wiersma e Rudolph Trouw, ambos geólogos e fotógrafos, e que serviram de inspiração para que poetas de grande expressão da poesia contemporânea luso-brasileira escrevessem poemas, na sua maioria, especificamente para este fim.(...) a maioria das formas fotografadas é largamente conhecida, tais como espirais, curvas, esferas, ângulos, que são, ao mesmo tempo, enigmas. (...)".

Para acender outra vez aqueles olhos
de lava as águas fecundas do Mondego
sublimam a distância fronteira do golpe
cru o espectro entre as paixões da carne,

a menina álgida no excesso das artérias
filiais as bocas no odre do sangue antigo
como uma serpente felina no vigor do aço.
............................................João Rasteiro
.

.
www.pantofos.com

4 comentários:

francesco disse...

rasteiro!!! venha para o Brasil!!!

João Rasteiro disse...

Pois, um dia destes, eu vou, mas vou botar pra quebrar, pois as minhas fotos não aparecem!!!!!!!!
Abraço Francesco

Layla Sabongi disse...

Olá João,
Passei por aqui e fiquei ascinada com teu blog.
Gostei muito mesmo, estou te seguindo.

João Rasteiro disse...

Olá Layla, obrigado por passares aqui pelo Centro do Arco - e se "o tudo é uma coisa só", con-tudo não me sinto só com estas visitas.
Bj. de Coimbra

joão

p.s. - bela foto de mulher, a tua!