quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PRÉMIOS/ESPAÇOS

Depois de ter obtido os mais diversos prémios literários, incluindo o Prémio Camões 2002, justificado na altura pelo júri, devido à "inovação no domínio da construção romanesca, no experimentalismo sobre a linguagem e na interrogação do poder fundador da fala", Maria Velho da Costa, uma das eternas "3 Marias", acaba de obter com a obra "Myra", o prémio literário Correntes d` Escritas/Casino da Póvoa/2010, edição que teve hoje início e se prolonga até ao dia 27, com a presença de mais de 60 escritores oriundos de vários países, que irão invadir literalmente a Póvoa de Varzim .

"Dizíamos tantas palavras. O meu mundo também não era grande coisa. Mas quem era aquela garota nos meus braços? O Holocausto para ela era um filme do Spielberg, Angola era a feição símia de Savimbi, e meninos piratas da perna-de-pau, coitadinhos de minas; a Tchetchénia era invenção celerada da Soviética, algures nos arredores de Chernobyl. E New York, New York, era a paródia residencial de Woody Allen e das suas enteadas de olhos em bico. Era isso o mundo dela, desertos e catástrofes, cetáceos ameaçados e Timor que era amor; um globo aldeão onde ela queria ver as tartarugas desovarem em paz, os tigres de dente de sabre voltarem a tosquiar os cordeiros da Sibéria, Sadam Hussein e o Papa Woytila dançarem como Zorba, em Jerusalém; um mundo cachorrinho de leite, onde a pior desgraça era ter sido deposta com um sorriso aos pés da escada e de onde havíamos de partir numa nave para Andrómeda e dar novos mundos ao mundo.
Mas esta rapariga não sabia de nada, e um namorado não sente assim, mas esta rapariga não vira nunca ninguém. Miranda! Era isso que lhe importava: estar no foco de luz dos olhos da ribalta, a rapariga afogada em si, primeiro o rosto, depois as mãos, enfim os cabelos. Brecht-Weil que eu ouvia debaixo da chuva de cinzas de Hannah, debaixo da lua vagabunda di espaço
".

In, "Irene ou o Contrato Social" - Maria Velho da Costa

.

http://bibliomanias.no.sapo.pt/mariavcosta.htm

http://www.infopedia.pt/$maria-velho-da-costa

http://blogtailors.blogspot.com/2010/02/correntes-descritas-2010.html

http://www.apel.pt/pageview.aspx?pageid=506&langid=1

Sem comentários: