sábado, 10 de abril de 2010

IV BIENAL de POESIA de SILVES

Mais uma vez aí está à porta a Bienal de Poesia de Silves. A eterna persistência, o descomunal trabalho e talvez a exponencial loucura de um grupo de pessoas encabeçadas pela Gabriela Rocha Martins, pois nos dias de hoje, conseguir colocar um evento destes em andamento, por muitos apoios (e, naturalmente, é de saudar todo o esforço e compreensão da Câmara Municipal de Silves, a este evento e à cultura, apesar de todas as dificuldades que o país e as autarquias naturalmente passam), alguns mais de solidariedade do que económicos, só pode ser alicerçado em "grandes loucuras".
"Numa organização da Casa Museu João de Deus e da Biblioteca Municipal, Silves será palco, a partir de dia 22 de Abril, da IV Bienal de Poesia. Este evento, que junta inúmeros poetas e entusiastas da poesia, prolonga-se até dia 25 de Abril.
Workshops, mesas redondas, apresentação de livros, concertos e espectáculos animarão estes quatro dias, totalmente dedicados à poesia. Haverá ainda uma homenagem ao escritor Pedro Tamen, que terá lugar no dia 24, pelas 18h30. Nessa ocasião, Maria do Sameiro Barroso fará uma conferência e serão lidos poemas por Paulo Moreira. Também Fernando Assis Pacheco será alvo de uma atenção especial, recordando-se os 15 anos da sua morte, às 15h30 do dia 23."
.
De entre os muitos poetas que irão marcar presença na linda cidade de Silves, alguns já consagrados e outros ainda menos conhecidos (que não menos valorosos, aliás essa é uma característica do evento e das escolhas, juntar poetas com nome "feito" e outros ainda jovens, mas de valor) encontram-se nomes como, Eduardo Pitta, Domingos Lobo, Nuno Júdice, Pedro Tamen, Fernando Aguiar, Maria do Sameiro Barroso, Filipa Leal, Maria Azenha, Luís Serrano, Teresa Tudela, Porfírio Al Brandão, Cristina Nery, João Rasteiro, etc., entre muitos outros. A estes juntam-se ainda os artistas plásticos António Ferraz, Daniel Vieira, António Inverno, Maria João Franco, Teresa Mendonça e Sérgio Sá. Da área do cinema a presença de Adão Contreiras e António Castanheira marcará lugar, num evento que irá contar com a moderação de Inês Ramos, Silvestre Raposo e Nassalete Miranda.
Refira-se o facto de a poesia ir ao encontro das pessoas. Às casas de todos os Munícipes (não apenas dos residentes da cidade de Silves) e através de um livrinho de cabeceira, intitulado "há quanto tempo não lê poesia na cama?", e cuja distribuição começará oito dias antes da Bienal e só terminará 15 dias após, com poemas de todos os intervenientes e homenageados na Bienal, a poesia brotará em toda a sua essência!
Silves aguardará por si, pela sua história, pela sua beleza, pela sua hospitalidade e sob o belo sol Algarvio... para ouvir poesia.
Para ver a programação e todas as notícias relacionadas com o evento e participantes, entrar no blogue da IV Bienal de Poesia de Silves: http://bienaldepoesiadesilves.blogspot.com/
.
.....................IRIS - Há sempre um amanhã

Sem comentários: