sexta-feira, 16 de julho de 2010

STOP - "O MAR"

Agora que umas merecidas férias aportam e o odor do mar já me extasia, ajudando a preparar um segundo semestre de 2010 de grande intensidade, mas simultaneamente bastante aguardado, uma vez que a uma nova habitação (ainda em permanente "instalação") sucede o ansiado e sonhado projecto "A Casa da Escrita", que a Câmara Municipal de Coimbra (e especialmente o seu presidente Dr. Carlos Encarnação) decidiu ousar pensar e "ofertar" à cultura de Coimbra.
E tendo sido eu uma das pessoas em quem decidiu confiar, não só para apoiar o seu Director, Prof. Dr. José Carlos Seabra Pereira (meu "velho mestre" de Teoria da Literatura na Faculdade de Letras - U. C.), mas essencialmente para que o novo espaço seja na verdade um recanto da cultura em Coimbra (prestando aliás tributo ao seu antigo proprietário, o poeta João José Cochofel, falecido em 1982), espero que todos, na pessoa do Sr. Presidente da Câmara, possamos fazer daquele espaço aquilo que ele merece ser, e sobretudo, que Coimbra, a cultura em Coimbra, merece(m) ter.
No início de Agosto, o regresso será de certeza vigoroso, pois o maravilhoso cheiro a mar fortalecerá de certeza a boca e o coração. Então...até já! Ah... e por fim deverá ver a luz do dia o novo livro, que se chamará "DIACRÍTICO". Xau!

.

Agora que a noite é imaculada e não há cidade mais viva que tu, imagem voluptuosamente virgem na masmorra dos espelhos, tu, o ténue reflexo do ser que oscila entre sonhos insondáveis e a memória que perscruta os cantos da insónia, diz-me onde se fundeia a minha carne, diz-me quem és, com teus dentes calcinados de terra consagrada, com teus olhos de nervuras e palavras orvalhadas das quimeras dos homens que o vento dissipa ou a primavera fará germinar. A arquitectura do mundo em espaços de incandescência.
..................................................João Rasteiro
........................In, O Búzio de Istambul, 2008
.

4 comentários:

Anónimo disse...

boas férias, joão! um grande beijinho.

Gabriela Rocha Martins disse...

então ,vamos por partes:

1º - boas férias ,Amigo;
2º - que bom ,Amigo!
3º - mais do que merecido ,Amigo ,esse regresso em grande;
e por fim ,PARABÉNS ,Joãozinho



.
um beijo

Gabriela Rocha Martins disse...

tu ( quase ) regressas
eu ( quase ) parto

de FÉRIAS

com



.
um beijo

João Rasteiro disse...

Espero que as duas "meninas" também tenham umas excelentes férias.
bjs. salgados (ou não),

joão