sábado, 20 de agosto de 2011

ESPAÇOS

"TRopofonia BH– um laboratório de sons e palavras – é um programa de experimentação sonora. Cada edição é dedicada a um autor-criador de todas as áreas: poesia, literatura, teatro, música, cinema. Um ensaio sonoro que apresenta a vida e a obra do autor na mutação das vozes, interpretadas com a liberdade livre. Utilizando as nossas vozes que se multiplicam e querem pensar de dentro das próprias palavras, sendo as palavras-vozes que o autor sentiu, pensou e escreveu. Experiências que se cruzam na fusão das línguas espanhola e portuguesa. Além de recursos possíveis ao rádio, realizamos a leitura de uma obra de arte que acontece nas ondas dos sentidos vocais, recriando a comunicação a partir de um laboratório de sons ao vivo e em cores".
Actualmente está  a decorrer a terceira temporada de TROPOFONIA na rádio UFMG Educativa [com roteiros inéditos criados pelos poetas Wilmar Silva e Francesco Napoli, apresentadores do programa que ganhou em 2010 o Prémio Roquette-Pinto da Arpub e do MinC, com o patrocínio da Petrobrás]
A Rádio UFMG Educativa é uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Você pode ouvir a programação através da frequência 104,5FM em Belo Horizonte, Contagem e outras cidades da Grande BH. A programação pode ser ouvida em tempo real [ http://www.ufmg.br/online/radio/ ].

Segundo o coordenador do programa, o poeta Wilmar Silva, o TROPOFONIA é um projeto Iberoamericano, com núcleos em funcionamento também na Argentina, no Uruguai e na Bolívia.

Com uma hora de duração, o programa reúne poesia, música e literatura, a partir de roteiros construídos com base na obra e na biografia de um ou mais autores. 
Na edição desta semana, o programa abordará a obra dos poetas portugueses João Rasteiro e Ruy Ventura.
Wilmar Silva, Francesco Napoli e Cristina Borges darão voz a TROPOFONIA HÍBRIDO: "Instrumentos Diacrítico de Sopro" (onde fazem a junção do título de dois livros de Ruy Ventura (Instrumentos de Sopro) e do meu penúltimo livro (Diacrítico). 
O programa decorre na próxima segunda feira, 22/08/2011, entre as 23h00 e as 24h00 [http://www.ufmg.br/online/radio/ ].

.
Um poema de "Instrumentos de Sopro" de Ruy Ventura:


«a água faz crescer a luz e a distância.
a tempestade devolve, sem chumbo,
esse sangue que o movimento acrescenta
ao coração — da montanha.

ao alcance da mão, a cidade circula
(mesmos nos dias mais frios)
quando a chuva invade esta casa,
revestindo esses seios de sombra e de calor.

não existe cidade. apenas desejo —
outra cidade, sem fogo, sem sangue,
com sangue e fogo nesses olhos sem sono.

a terra arde. a poeira acompanha essa linha.
o calor devolve, sem chumbo, essa seiva
que nunca quisemos perder.

o comboio circula dentro de nós. luz e distância
apagam o incêndio que nos trouxe a escuridão.

a água dissolve a sede e a cidade.
outra cidade cresce — sem casa, sem frio —
guardando na memória o sal e o tempo
que hoje bebemos, sem filosofia.» 
.

.
http://www.tropofoniabelohorizonte.blogspot.com/
.
http://ruyventura.blogspot.com/

Sem comentários: