segunda-feira, 29 de agosto de 2011

TERRITÓRIOS


"A minha pátria é a língua portuguesa", afirmava Fernando Pessoa. E seguindo de alguma forma este lema, a V Edição de PORTUGUESIA aí está à porta. 


No próximo sábado, dia 03 de Setembro, com apoio, desde a sua primeira edição, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Casa Museu de Camilo [sede original da primeira edição] recebe a V Edição de Portuguesia


A V Edição de Portuguesia [com Curadoria de Luís Serguilha e Wilmar Silva, o autor do projecto] apresentará poetas de Portugal, Brasil,  México,  Moçambique, Finlândia e Espanha, através de um ciclo de performances “Guesas Livres, leitura por Regina Mello de cartas de amor enviadas a Camilo Castelo Branco, além de debate [com mesas específicas e temáticas], de pensamentos e lançamento/apresentação do livro “KOA`E” de Luís Serguilha, publicado pela editora brasileira Anome Livros.   

    

Eu participarei pelas 15h00, em mais uma Guesas Livres, lendo conjuntamente com os poetas Camila Vardarac [Brasil], Olga Valeska [Brasil] e Victor Sosa [México].


Segue-se o link, onde poderão, não só ver o programa completo, mas também outros assuntos relacionados com a história do evento: http://www.vilanovadefamalicao.org/_portuguesia__festa_da_poesia_de_linguas_portuguesas_e_espanhola ] 


Elegia do Queixume

1.

Porque é preciso que cada substância idílica
encontre o seu próprio nome de metáfora
pois a ânsia está em mim como o amor na ilusão,
abraçarei de igual modo mulher ou ave
em sua anáfora de queixume
e não deixarei os jardins refulgir em seus olhos
sustidos em vasto lume: hei-de dividir
o poema e sorver-lhe qualquer matéria,
quando a palavra advir fruto alheio
à sua imagem do mais impuro sangue que lavra,
o teorema que incorpora o lamento da rosa
voz ou espinho de outras línguas em sua arena.
 .
In, Elegias Bárbaras [inédito] - João Rasteiro

["Fanatismo" - Raimundo Fagner e Zeca Baleiro, cantam Florbela Espanca].

1 comentário:

João Rasteiro disse...

Obrigado. Falaremos em Famalicão.
Abraço.