domingo, 18 de setembro de 2011

ESPAÇOS




A exposição fotográfica Entre a forma e a função: a materialização da justiça” é inaugurada no CES - Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Piso 1, no dia 20 de Setembro pelas 16h30.

"Os Tribunais, enquanto espaços arquitecturais, incorporam e representam a materialização das relações sociais e de poder estabelecidas no âmbito da justiça. Contudo, reflectimos pouco sobre estes espaços e há quem diga, até, que estamos a falar de um tema vago e sem interesse.

Para contrariar essa percepção, e através de 15 fotografias, pretendemos dar conta do sentimento comunicante destes edifícios e dos seus diferentes espaços, onde salas de audiências, salas de espera, salas de acolhimento para crianças, entradas, escadarias e corredores se cruzam entre jogos de luz e de sombra, tempo e lugar, onde a justiça se concretiza todos os dias."

Estas 15 fotografias serão acompanhadas por 15 textos. Eu participo com estes 3 textos:
.
Foto 4

Ao cimo os deuses esperam-nos como pássaros primordiais. A reverberação da escada talvez nos leve apenas aos demónios do verbo. Nos vitrais ousaremos sonhar o cerúleo da silaba pois existem orifícios de luz e fogo. Aí será a superfície que sustém a ordem dos mitos. E nela principia a justiça e o mundo. E nela se produzirá um ruído aterrador.

Foto 9


Este é o lugar da blasfémia. Aqui a geometria é um espaço que condiciona as falas que enxugaram as frechas do archote. E os cânticos são terríficos para os seres pasmados de fábulas. Este é o sítio onde a perspicuidade das estruturas é um ínfimo apólogo.


Foto 15

Os lugares permanecem separados apenas pela cíclica purga dos preceitos. No reflexo da bétula uma sombra em síncope atulha os casulos. Dos corpos se esvazia o espaço quando o espaço desvive. No exterior aguardam-se os próximos rogados seres que agoniam nas trevas. Todos serão reciclados no maduro seio dos deuses em seu pêndulo.
.............................................................................João Rasteiro


.
http://www.ces.uc.pt/

2 comentários:

Cácian.Castro disse...

"Foto 15

Os lugares permanecem separados apenas pela cíclica purga dos preceitos. No reflexo da bétula uma sombra em síncope atulha os casulos. Dos corpos se esvazia o espaço quando o espaço desvive. No exterior aguardam-se os próximos rogados seres que agoniam nas trevas. Todos serão reciclados no maduro seio dos deuses em seu pêndulo."

Incrivel, sublime!

João Rasteiro disse...

Obrigado pelas amáveis palavras Cácian.
Abraço de Coimbra