sábado, 10 de setembro de 2011

ROTAS PORTUGUESAS


Álvaro Alves de Faria é, sem dúvida, uma das vozes mais conceituadas da "Geração 60" da Poesia Brasileira. Autor de mais de 50 livros, que vão do romance às novelas, livros de entrevistas literárias, ensaios, crónicas, além de peças de teatro, incluindo adaptações de textos seus ao cinema. Recebeu inúmeros prémios, quer seja ao nível da poesia, do teatro ou do jornalismo cultural, onde já obteve dois Prémios Jabuti. Desde 1999, publicou oito livros em Portugal, sete de poesia e a novela, “Cartas de Abril para Júlia” (2010). Diz que veio para Portugal em busca da poesia que lhe falta actualmente no Brasil. Agora que se prepara, neste mês de Setembro, para editar em Portugal mais um livro, intitulado, “Três sentimentos em Idanha e outros Poemas Portugueses”, é a altura ideal para lhe ter feito uma entrevista, até porque como afirma no poema OCO: Tenho pensado em desatinos,/como por exemplo/matar todos os poemas/de todos os livros do mundo,/palavra por palavra,/sílaba por sílaba,/deixando só uma coisa oca no lugar,/o poema mais." 
A entrevista pode ser lida na íntegra, no último número da revista TRIPLOV [ http://novaserie.revista.triplov.com/numero_19/alvaro_alves_faria/joao_rasteiro.html ].

SACERDOTE

Quando eu pensei em ser padre,
Deus não precisava ser temido por ninguém.

Depois desisti,
sem saber exatamente porquê.

A freira que ia casar-se comigo se matou
numa sexta-feira da Semana Santa.

Joguei então minha batina no fogo
que também me consumiu.

Então virei santo,
mas ainda não fiz nenhum milagre,
tenho muito a aprender.
......................Álvaro Alves de Faria
.
(Outros poemas do livro, colocados no último número da revista TRIPLOV -  http://novaserie.revista.triplov.com/numero_19/alvaro_alves_faria/index.html ]).


.
http://www.alvaroalvesdefaria.com/
http://triplov.com/
http://novaserie.revista.triplov.com/numero_19/index.html
http://novaserie.revista.triplov.com/numero_19/alvaro_alves_faria/joao_rasteiro.html
http://novaserie.revista.triplov.com/numero_19/alvaro_alves_faria/index.html

Sem comentários: