sexta-feira, 4 de abril de 2008

Prémio Consagração

Fernando Lemos recebeu ontem, na Sociedade Nacional de Belas-Artes, (SNBA), em Lisboa, o Prémio de Pintura Banif 2008 - Consagração e inaugura no mesmo espaço uma exposição que abrange várias áreas representativas do seu trabalho (pintura, desenho e fotografia).
O galardão, no valor de 30 mil euros, foi-lhe atribuído por unanimidade por um júri presidido pelo historiador e crítico de Arte José-Augusto França.
A atribuição do prémio ao pintor português a residir em São Paulo, no Brasil, foi justificada "pela capacidade de trabalho multifacetada verificada ao longo do tempo em obras de grande qualidade nos domínios das artes gráficas, da poesia, do desenho, da pintura e da fotografia".
Nascido em Lisboa, em 1926, Fernando Lemos desde muito novo se dedicou às artes gráficas, à poesia, ao desenho, à pintura, à fotografia e à crítica de arte e integrou, nos anos 40 e 50 do século XX o chamado Grupo Surrealista de Lisboa (juntamente com Vespeira e Fernando Azevedo).
Para o júri que lhe atribuiu o prémio por unanimidade, a pintura de Fernando Lemos, "inicialmente informalista, geometrizou-se na série "Signos desmemoriados", e reencontrou, recentemente, certas expressividades do seu início, em composições mais complexas, onde figuras puras e jogos cromáticos ornamentalistas manifestam a fusão do sentido de humor com o do maravilhoso". (Jornal de Notícias, 02/04/08).
Fernando Lemos de quem tenho o prazer e sobretudo a honra de ser amigo, é sem dúvida o que se pode apelidar de "artista global" e como tal, do livro "O silêncio é dos pássaros/El silencio pertenece a los pájaros", Edición y traducción de Perfecto E. Cuadrado, o poema:"Não há tempo"
Não há tempo
..............há horas
Não há um relógio
..............
..............hábitos que
me habitam
.
.
O poema dói
o ponteiro corta
a hora queima
a morte simula
.
.
respira
para não me distrair
Fernando Lemos

1 comentário:

anad disse...

Muitos parabéns pela sua obra e pelo seu blogue. Voltarei mais vezes para o ler.
Anad