domingo, 5 de julho de 2009

(des)GOVERNO...de Portugal!


Conheço o valter hugo mãe desde 2001, quando durante os "IV Encontros Internacionais de Poetas de Coimbra", me foi apresentado pelo Jorge Melícias na esplanada do Café Santa Cruz e ele me evidenciou alguma surpresa pela rejeição liminar do manuscrito do meu primeiro livro acabado de editar, "A Respiração das Vértebras" (Editora Sagesse) pelas edições "Quasi". Mas isso é um outro assunto.
O valter é alguém que pode e deve ser apelidado de um artista na sua verdadeira acepção.Como refere o José Rui Teixeira, é alguém profundamente "inconstante e surpreendente nos seus tão idiossincráticos processos criativos", ou seja, é um artista. É poeta, ficcionista, (já foi editor, em projectos editoriais diferentes) desenha, escreve livros para crianças… e agora também canta. Mas, como refere ainda o José Rui teixeira, aquilo que distingue, "não é a excentricidade ou o carácter polissémico da sua criatividade, o que realmente o diferencia é a qualidade intrínseca de tudo aquilo que faz". Mas como já referi, o valter agora canta!
Meio bicho e fogo é o primeiro tema do projecto musical GOVERNO. Composto por Miguel Pedro (fundador de bandas como Mão Morta e Mundo Cão), com letra de valter hugo mãe. O projecto GOVERNO é composto por António Rafael (também dos Mãos Morta) nas teclas, Henrique Fernandes no contrabaixo, Miguel Pedro na percussão e programações, e valter hugo mãe na voz. A animação do vídeo colocado mais abaixo é da autoria de Esgar Acelerado, com desenhos de Sara Macedo e do próprio. Agora, como não poderia deixar de ser, um poema da sua poesia reunida em 2008 pela Cosmorama - "folclore íntimo":
.
mieloma, um
.
os bichos já devem ter
comido o corpo do meu pai.
a casa já expirou pulmões cheios
o seu odor. já todos vieram
ver, inclinaram as cabeças
para trás e cacarejaram. nós
somos outros, parecidos e
discretos, mas outros. por isso
agradecemos a visita mas
perante a morte ficamos
irremediavelmente sós
.
a morte do meu pai não
vos diz respeito. vão-se embora
.......................valter hugo mãe
....................................GOVERNO - Meio Bicho e Fogo

1 comentário:

gabriela rocha martins disse...

ÚNICO

daí o ser tão ele.....

alguém de quem se escuta ,lê ou fala para se ficar ... um tudo sempre aquém



.
um beijo