terça-feira, 14 de julho de 2009

Novo livro, Poesia e...FÉRIAS!!!

Acabado de participar no passado fim-de-semana em Vila Nova de Famalicão, no encontro literário “Portuguesia: Minas entre os povos da mesma língua, antropologia de uma poética” da autoria do poeta brasileiro Wilmar Silva, evento que para além das várias mesas de debate, proporcionou o lançamento da antologia acima referida através de um livro-DVD, e já fazendo as malas para partir à procura do "sabor do mar", será lançado pelas 21h 30 do dia 16 de Julho na Biblioteca Municipal de Cascais, em São Domingos de Rana, o meu mais recente livro de poesia intitulado “Pedro e Inês ou As madrugadas esculpidas", que possuirá um prefácio do Prof. Dr. José Carlos Seabra Pereira, da Universidade de Coimbra.
Como é referido no prefácio, estamos perante uma poesia, um canto, num “trajecto de maturidade já provada, que não se pode configurar nem dar a ler sem alguma convocação palimpséstica dos legados do Modernismo orfaico e do Neo-Modernismo que o refracta na charneira do século XX. “ E para além disso, perante “O tom evocativo que ganha a expectação de uma «utopia que acorde as águas do Mondego» corresponde ao ânimo melancólico do canto que se sabe prometido, após Ruy Belo e Eugénio de Andrade, às margens da memória de alegria”.

O lançamento ocorrerá durante a sessão especial "os poetas da Apenas". Esta será uma sessão especial das Noites Com Poemas, no próximo dia 16 de Julho, a partir das 17h30, na Biblioteca Municipal de Cascais, em Sâo Domingos de Rana, para a qual vos convido.
Com várias actividades a partir das 17h30, pelas 21h 30, terá início o encontro de escritores da Apenas Livros, com obra publicada já no ano de 2009. A sessão decorrerá com a informalidade habitual, mantendo-se, também como é uso da casa, o apelo à participação de todos os presentes.
Enriquecendo o encontro, Júlia Zulus (oboé) e Luís Morais (violino) interpretarão obras de Mozart, Telemann e Bach.
------------------------------------///----------------------------------------
Mas porque falar de poesia nunca é demais, chamo a atenção para o dia de amanhã (15/07) uma vez que no café-teatro do Centro Cultural da Malaposta, por volta das 20:30, o poeta e amigo Wilmar Silva, novamente de visita a Portugal, devido ao "Portuguesia: Minas entre os povos da mesma língua, antropologia de uma poética" apresentará o seu "Yguarani" acabado de sair pela Cosmorama, dando-nos a conhecer parte da sua obra poética.
.
Ah, e agora ... Hasta la vista mis amigos - o mar me espera em sua boca de espuma e coração salgado!

3 comentários:

gabriela rocha martins disse...

vamos por partes que o comentário é longo

obrigada pelo convite mas "noblesse oblige" a que me fique pelos Algarves... mas, como sabes ,de há muito ,não estou fisicamente, porque o meu espírito está contigo....aqui tão perto!
um beijo para ti. sucesso para o livro.....

depois, sim ,porque há sempre um depois ,fica.me a sensação de que me estás a atraiçoar - tu em férias ( numa cumplicidade perfeita com o mar ) e eu ... ainda a trabalhar

mas ,como os comentários não se querem muito longos ,uma pergunta ,apenas ,para finalizar - vais levar o telemóvel para férias ,não vais?



.
um beijo
( reservas.me um exemplar do teu livro? tenho um para troca! )

alice disse...

muitos parabéns, joão. e que tudo corra pelo melhor com mais este livro de poemas :) um beijo.

João Rasteiro disse...

Estando em férias, só hoje voltei a passar por aqui e logo vejo que por aqui andaram duas mulheres-poetas de sílaba grande. Para elas um grande beijinho. Se alguma sereia não me raptar eu voltarei!!!
Beijinhos,

joão