sábado, 28 de abril de 2012




Na próxima quinta-feira, dia 03 de Maio, pelas 18h00 na Casa da Escrita em Coimbra, será apresentado o meu livro de poesia "Tríptico da Súplica".
Este livro foi editado no final de 2011 em São Paulo, pela Escrituras Editora, na coleção “Ponte Velha” que publica autores portugueses e que é apoiada pela Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas/Portugal.
A apresentação da obra estará a cargo do Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira da Universidade de Coimbra e terá uma leitura por Jorge Fragoso e Cândida Ferreira.
Haverá ainda um momento musical pelo grupo de Fados de Coimbra “Fado ao Centro
A todos os que queiram e possam comparecer, será para mim uma enorme alegria poder contar com vocês.
"Com a morte, também o amor"
.
Um dia, o excelso dilúvio do sangue
queimará a noite, também os livros
jazerão sós sob as túnicas de Istambul,
"com a morte, também o amor devia
acabar" – num único e violento segredo.
 .                                            
A melancolia esvoaçará dos orifícios
expiando a culpa, as criaturas cinzentas
comover-se-ão fartas pelo calor do tacto,
perecerão sozinhas - como a sua progénie.
 .
E haverá a celebração dos precipícios
urdindo o beneplácito das heras, pois a flor
é um corpo excessivamente fresco e mortal,
o sangue, na primavera, é mais vermelho
que o barro nu – a terra é um lírio dobrado.
 .
Porque amor e morte têm existência própria
convertem-se, mas os seus monstros subsistem
e subsistirão recolhidos à agonia do tempo
amando-se pelo ventre - até ao fim do mundo.
................................................. João Rasteiro

3 comentários:

Mar Arável disse...

Tudo pelo melhor

Anónimo disse...

João, confesso que o lançamento do teu novo livro me levou para uma dimensão da qual não me apetecia sair. Só quando ouvi cantar o último fado é que comecei a convencer-me de que o lançamento estava perto do fim.:0)
A excelente apresentação do Professor Doutor Seabra Pereira ajudou-me a entender a crescente maturação da tua Poesia e abriu-me o apetite para os novos caminhos que se avizinham...
Além disso, gostámos muito de ouvir a tua Poesia, na belíssima voz daquele fadista e daqueles declamadores que nos provocam arrepios na espinha. Foram momentos epifânicos que as palavras não podem traduzir.
Os nossos parabéns, João, por este novo livro e também pela tua plena aceitação daquele desafio que te foi lançado, na apresentação do "Tríptico da Súplica"...

Um grande abraço nosso
Maria João Oliveira

João Rasteiro disse...

Obrigada pelas tuas palavras Maria João. acho que correu mesmo muito bem. e em relação ao Fado ao Centro e, em especial ao seu fadista, o meu querido amigo João Farinha, sinto-me muito honrado e feliz por eles cantarem coisas minhas. Bjs.