quarta-feira, 8 de julho de 2009

PORTUGUESIA: Festa da Poesia Lusófona

- Nos próximos dias 10 e 11 de Julho estarei em Vila Nova de Famalicão a participar num evento que de uma forma extraordinária o poeta Wilmar Silva erigiu com toda a sua força e amor pela poesia. Vila Nova de Famalicão (com o apoio essencial da Câmara Municipal) transforma-se na capital da poesia lusófona, com o lançamento do projecto “Portuguesia: Minas entre os povos da mesma língua, antropologia de uma poética” da autoria do poeta brasileiro Wilmar Silva. Constituído por um livro-DVD e 2 horas de vídeo-poemas (antologia com 100 poetas), o projecto será apresentado na Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide.
Entre os vários autores participantes da antologia, destaque para o cabo-verdiano Arménio Vieira, vencedor do Prémio Camões 2009, António Ramos Rosa, E. M. de Melo e Castro, Gonçalo M. Tavares, Luis Quintais, valter hugo mãe, Maria do Rosário Pedreira, Filipa Leal, etc, só para falar de poetas portugueses.
A abertura do evento está marcada para as 21h30, de sexta-feira, dia 10 de Julho, com a apresentação do projecto. Segue-se o primeiro de vários debates, que só terminarão pelas 18h00 de sábado. Neste mesmo dia pelas 16h00 efectua-se a projecção do DVD "Portuguesia", Vol. 1
Eu estarei pelas 11h30 de sábado no debate sobre “Poesia: Linhas de Fuga e Transmigração”, com Fernando Aguiar e Luís Serguilha. A moderação será da Ana Gusmão.
“Portuguesia” é um programa aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Minas Gerais, patrocinado pela Usiminas-Usinas Siderúrgicas de MG. Em Portugal tem como parceiro o município de Vila Nova de Famalicão.
A seguir ao fabuloso vídeo sobre a história da língua portuguesa (narração da extraordinária Fernanda Montenegro) seguem-se alguns links *** (depois do vídeo) sobre o evento, onde poderão ver o programa completo e outras notícias sobre o evento.
Lá se esperam todos os amigos e amantes e estudiosos da poesia. O evento e o Wilmar também merecem uma boa afluência e interesse do público em geral. Então lá nos encontraremos. Até!



***
http://www.cm-vnfamalicao.pt/Portuguesia-Programa.pdf

http://www.cm-vnfamalicao.pt/noticias/desenv_noticias.php?ntid=2496

http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/188141

http://www.triplov.com/poesia/ruy_ventura/2008/Wilmar-Silva/index.htm



3 comentários:

Gabriela Rocha Martins disse...

estarão todos os amantes....NÃO!
infelizmente ,por imposições espaciais - as distâncias ainda constituem barreiras - eu não estarei .e lamento.o, profunda mente, porque este projecto fascina.me

boa sorte ,Amigo ,e tenta ( ao menos ) portar.te com juízo - ehehehehehehe
( é desta que vou levar!!!!!!! )


.
um beijo

João Rasteiro disse...

Amiga, se me portar com juízo, ou estou doente ou...estou a perder qualidades! eh, eh, eh!
Será bonita a festa pá...estarei contente...(ah!)mandarei urgentemente, "mais uma flor do meu jardim".
Bj. amigo/amiga,

joão

Unknown disse...

Boa tarde João Rasteiro.
Tomo a liberdade de lhe divulgar a Bubok, um serviço de auto-publicação online que dá a qualquer autor a possibilidade de editar e publicar as suas obras. O processo é muito simples e o controlo está sempre nas mãos de quem publica. Depois de milhares de livros publicados em Espanha, este projecto está agora disponível para os autores portugueses em www.bubok.pt.

As suas ideias, com a sua forma de as escrever e com controlo absoluto do processo editorial. Pode até publicar uma selecção dos textos que escreve neste Blog, para os seus leitores.

A Bubok disponibiliza os seus livros em E-Book e em papel por um serviço Ecológico de Print On Demand, em que cada livro é impresso por encomenda e, por isso, sem excedentes.

A nossa prioridade é o autor. Em www.bubok.pt é você quem define o processo editorial da obra e, para além de publicar as suas ideias facilmente, recebe 80% dos lucros das vendas.

Ficamos à espera da sua visita em www.bubok.pt.

O seu livro está nas suas mãos. No entanto, se precisar de algum esclarecimento, não hesite! Estou disponível para qualquer dúvida que possa surgir: marta.furtado@bubok.com

Obrigado pela atenção.