segunda-feira, 31 de maio de 2010

PORTUGUESIA

Quarta e Quinta-feira, estarei em Vila Nova de Famalicão, mais concretamente em S. Miguel de Seide, na Casa de Camilo, no PORTUGUESIA 2010, evento e projecto, sonhados pelo poeta brasileiro Wilmar Silva, contando a valiosa colaboração do poeta Luís Serguilha e da Câmara de Vila Nova de Famalicão. No dia 03 pelas 1ohoo, na PERFORMANCE ‘GUESAS LIVRES’, lerei conjuntamente com Minês Castanheira e Tony Tcheka. No mesmo dia pelas 17h30, conjuntamente com Aureliano Costa e Fernando Aguiar, com moderação (provocadora) da brasileira Susana Vargas, integrarei o painel: PROVOCAÇÃO PORTUGUESIA: GEOPOESIS DAS MARGENS. MEDULAS DE DIÁLOGO: POETAS METAFORMOSEADORES.
.
Decorre na quarta e na quinta-feira, em Vila Nova de Famalicão, projecto «Portuguesia» – Festa da Poesia Lusófona, que terá entre os destaques do programa o recital de poesia de Fernando Pessoa protagonizado pela actriz Telma Costa.
Nesta segunda edição, são homenageados grandes poetas portugueses: António Ramos Rosa, E.M. de Melo e Castro, Al Berto e Fernando Pessoa.
São esperados na Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, mais de trinta poetas do Brasil, Portugal, Guiné-Bissau e Angola, segundo a organização.
A instalação «Portuguesia Trans-Atlas» de Regina Mello nos jardins da Casa de Camilo, dará início ao evento na quarta-feira, pelas 10:00 horas. A obra transpõe os 101 poemas da «Contra-Antologia» editada em 2009 para 101 metros lineares de folhas, «espalhando-os pelos cantos dos jardins», «associando-lhe a sua audição sonora».
A projecção de um vídeo com registos de declamações de 18 poetas guineenses vai dar sequência ao DVD apresentado em 2009, com poetas brasileiros, portugueses e cabo-verdianos
(Diário Digital).
.
A casa do romancista Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, abre portas nos dias 2 e 3 de Junho, à Portuguesia, Festa da Poesia Lusófona, um projecto linguístico que conta com a presença trinta poetas do Brasil, Portugal, Guiné-Bissau e Angola. Durante os dois dias do evento, serão recitadas e debatidas as novas e diferentes formas da expressão poética contemporânea escrita em português. Promovido pelo poeta brasileiro Wilmar Silva, em colaboração com o município de Vila Nova de Famalicão, o projecto Portuguesia decorre pelo segundo ano consecutivo, explorando o contraste de vozes poéticas e debatendo políticas de linguagens, no idioma de Camões. Subordinada ao tema "Minas entre Povos da Mesma Língua - Antropologia de uma Poética", a iniciativa tem chamado a atenção de poetas e críticos da lusofonia, sendo objecto de reflexão sobre a língua e as suas poéticas, a poesia e as suas linguagens. Para Wilmar Silva, autor da obra poética "Yguarani", a "Portuguesia expande os territórios da poesia com o desejo de pensar sobre a lusofonia no sentido antropológico da palavra. Tanto que defende a poética dos autores de línguas portuguesas como fundamental para se pensar em políticas de aproximação entre os povos de língua portuguesa e os povos de todas as línguas".Por sua vez, para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, "os países lusófonos ainda se ocupam pouco em estudar as diferenças linguísticas que enriquecem a língua". "A Portuguesia tem essa ambição, de rasgar horizontes, de ser o ponto de encontro e cais de partida das rotas intercontinentais da língua de Camões".Para além dos debates e recitais de poesia, o programa da Portuguesia apresenta ainda os espectáculos "A Maresia do Mundo", "Quatro Cantos do Caos", "Tropofonia" e "Telma em Pessoa", em homenagem a António Ramos Rosa, Melo e Castro, Al Berto, Fernando Pessoa. Referência também para "Guesas Livres", um ciclo de performances com as línguas da poesia na voz dos próprios poetas, criadores que ecoam o idioma da humanidade.O evento ficará ainda marcado pelo lançamento do primeiro volume do Livro DVD com 101 poetas de Portugal, Guiné-Bissau, Cabo-Verde e Brasil, publicado pela Anome Livros, e que apresenta cinco poemas de cada um dos autores. O dvd encartado ao livro é composto por duas horas de vídeo poesia (O Notícias da Trofa).
.
Este ano, os poetas convidados da PORTUGUESIA são: BRASIL: Ana Maria Ramiro, Francesco Napoli, Gilberto Mauro, Karla Melo, Marcelo Costa Baiotto, Márcio-André, Telma da Costa, Regina Mello, Ronaldo Werneck, Suzana Vargas, Zéfere, Wilmar Silva PORTUGAL: Américo Teixeira Moreira, Aurelino Costa, Carlos Vinagre, Cunha de Leiradella, Fernando Aguiar, Frederico Silva, João Miguel Henriques, João Negreiros, João Rasteiro, João Ventura, Jorge Melícias, Jorge Velhote, Luís Filipe Cristóvão, Luís Serguilha, Minês Castanheira, Teresa Tudela GUINÉ-BISSAU: Tony Tcheka ANGOLA: João Melo
.
Segue-se o mágico link do blog oficial da PORTUGUESIA: http://www.portuguesia.com.br/
.
Rouxinol e Gloxíneas de Wilmar Silva por Reynaldo Bessa

1 comentário:

Anónimo disse...

olá, joão :) tive muita pena de não ter ido, mas por impeditivos de trabalho, não me foi possível. espero ver-te noutra oportunidade. um beijinho.