sábado, 3 de novembro de 2007

PRÉMIOS I

A escritora britânica Doris Lessing, 87 anos, conquistou em 11 de outubro o Prêmio Nobel da Literatura pelo conjunto da sua obra que permeia as relações humanas e inspirou uma geração de feministas.A escritora afirmou que está muito satisfeita por ter sido distinguida com o Nobel da Literatura, referindo que nos últimos trinta anos tem recebido vários prêmios literários."Já venci todos os prémios na Europa e fiquei muito contente por isso", disse Doris Lessing num comentário improvisado aos jornalistas que a esperavam à porta de casa, nos arredores de Londres, quando chegava de táxi carregada de compras.
Aparentemente sem saber que tinha ganho o Nobel, Doris Lessing soltou uma breve e humorada exclamação perante os vários jornalistas que estavam há duas horas à sua espera junto à sua residência.
Doris Lessing, que completa 88 anos no dia 22, é a 11ª mulher a ser distinguida com o Nobel da Literatura, um prêmio que se junta a várias outros , entre os quais o prémio espanhol Príncipe de Astúrias das Letras (2001), o prémio britânico David Cohen (2002) e o prêmio Médicis de França.
Doris Lessing foi por três vezes nomeada para o Booker Prize, o mais importante atribuído no Reino Unido, mas nunca o recebeu.
"The golden notebook", "A erva canta", "O quinto filho" ou 'The Cleft", o seu mais recente romance, são algumas das obras assinadas por Doris Lessing.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: