sábado, 10 de novembro de 2007

PRÉMIOS III

O Prémio PEN Clube ficção foi atribuido ao romance Camilo Broca, de Mário Cláudio, editado em 2006 pelas Publicações Dom Quixote. Esta é a segunda vez que Mário Cláudio obtém o referido prémio. Em 1997, com O Pórtico da Glória, o escritor já havia sido galardoado com o prémio PEN Club. O júri não teve dúvidas em premiar a obra que retracta a história da família e antepassados de Camilo Castelo Branco.Mário Cláudio foi galardoado com o Prémio Pessoa em 2004.

Como foi mencionado por José Manuel Mendes aquando do lançamento do romance "Camilo Broca" em 2006 no Centro de Estudos Camilianos, em Vila Nova de Famalicão, "Camilo Broca, reúne um conjunto de traços que afirmam Mário Cláudio como um ficcionista inconfundível"."A modelação das personagens; a reconstituição de épocas com uma enorme precisão; o esplendor de uma prosa que não se verga à voga que parece ter tomado conta da nossa praça", foram apenas algumas das características lisonjeiras apontadas pelo presidente da APE ao romance. Citando o poeta Miguel Torga, José Manuel Mendes confessou que enquanto lia "Camilo Broca" sentiu "o coice da literatura", isto é, "um momento em que o livro nos toca". E acrescentou: "Sinto isto de cada vez que leio Mário Cláudio, não só o ficcionista, mas também o poeta, o autor, o ensaísta".A terminar José Manuel Mendes disse ainda que "Camilo Broca é uma obra que pode ser interpretada de várias formas por cada leitor", deixando no ar a questão: "E se este Camilo fosse cada um de nós?"
Mas Mário Cláudio, para além de ter um percurso profissional rico, é professor universitário, ensaista, dramaturgo, romancista e poeta e a sua extensa obra talvez fale por si mais do que qualquer biografia convencional.
Do seu livro de 1996, Dois Equinócios, saboreemos o poema Feles:

FELES

Por todo um Inverno,
O amor lhe dilacerou o ventre,
Com fundas garras de gelo.

E a Primavera zumbiu,
Sobre sua cabeça,
Numa vertigem de pólen.

Senta-se agora,
Junto à lareira do Outono,
E é um bule de porcelana.

Mário Cláudi0







Sem comentários: